SINDITESTRS REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE TECNICOS EM SEGURANCA DO TRABALHO



SINDITESTRS REALIZA ENCONTRO REGIONAL DE TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO

O 4º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho das Regiões Serra, Hortências e Campos de Cima da Serra ocorrido no dia 28 de outubro de 2017 – UCS – Bento Gonçalves foi marcado pela profunda discussão do atual cenário de Segurança e Saúde do Trabalho.

Pontos importantes:

O Centro de Referencia Regional em Saúde do Trabalhador – CEREST/Serra – apresentou os indicadores de acidentes e doenças do trabalho dos municípios da região. Debateu com o público alguns casos recentes de acidentes investigados. A apresentação foi de Ben Hur Chamorra.

Logo após o SINDITESTRS trouxe a seguinte questão: O que é Segurança do Trabalho? Em uma apresentação que procura fazer uma releitura da atuação do TST, o SINDITESTRS provoca o público a refletir o que realmente causa acidentes e doenças no local de trabalho é o ambiente e também, sobre a situação atual e perspectivas da profissão. O Presidente Nilson Airton Laucksen apresentou o tema.

A Fundacentro deu sequência com a reflexão: "Toda ideia nova é um desafio!" Para fazer a diferença é preciso pensar 'fora da caixa'. Com a palestra A Magnitude do Ser Humano como Agente Criativo e Transformador encantou com alguns exemplos em vídeos e definições que devem ser pensadas. O "Aparente do Aparente" ao "Oculto do Oculto"… como nós TST estamos pensando atualmente? A apresentação do tema foi realizada por Maria Muccillo

Encerrando o debate, o Ministério Publico do Trabalho – MPT- RS – informou sua posição perante a Reforma Trabalhista prevista para vigorar em 11/11 do presente ano no que diz respeito à Segurança e Saúde do Trabalho. Foi questionada a legitimidade de diversos pontos desta reforma que, além de ter sido apressada, se baseou em dados como o de que 98% das reclamatórias trabalhistas mundiais estão no Brasil, o que NÃO corresponde à verdade, segundo o Procurador Rogério.
Pontos obscuros como a jornada de trabalho aumentada para 12h, o teletrabalho, a terceirização, etc, podem afetar diretamente a saúde do trabalhador e são, portanto, inaplicáveis.
Ao final, deixa o recado sobre o papel importante dos profissionais de SST: realizar avaliações dos impactos destas alterações e evidenciar as ações de SST aplicadas para minimizar tais impactos. A apresentação foi a cargo do Procurador Rogério Uzun Fleischmann.

Clique AQUI para ver FOTOS do Encontro.
 


PRÓXIMOS ENCONTRO REGIONAIS

3º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho da Região do Litoral Norte do RS em Tramandaí que será realizado dia 24/11. Clique AQUI para ver o folder do evento e fazer sua inscrição;

8º Encontro dos Técnicos de Segurança do Trabalho das Regiões Central, Jacuí Centro e Vale do Jaguari em Santa Maria dia 02/12. Clique AQUI para ver o folder do evento e fazer sua inscrição.

Anote em sua agenda e garanta já o seu lugar. O SINDITESTRS espera todos!

sinditestrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *