SINDITESTRS na 3 jornada de saude e seguranca trabalho em Caxias do Sul

SINDITESTRS esteve presente na 3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho de Caxias do Sul

Dignidade e humanização do trabalho são reivindicadas na 3ª jornada da Câmara
Desde 2010, em Caxias do Sul, o Cerest Serra tem contabilizado a média anual de sete mil acidentes trabalhistas

Dignidade e humanização nas relações trabalhistas ganharam coro comum na 3ª Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho de Caxias do Sul, realizada na tarde desta sexta-feira (31/07), no plenário do Legislativo caxiense, que recebeu cerca de 250 participantes. A coordenadora do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), Ana Bedin, informou que, desde 2010, em Caxias, o órgão tem contabilizado a média anual de sete mil acidentes de trabalho. O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, vereador Henrique Silva/PCdoB, coordenou as atividades de hoje.
O desembargador Sebastião Geraldo de Oliveira, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 3ª Região (Minas Gerais), atentou que, apesar de reduções, a média anual brasileira ainda é superior a 700 mil incidentes com trabalhadores. Na ótica dele, o país já deveria contar com um estatuto pela segurança do trabalhador. Também rechaçou a possibilidade de se promover a terceirização da chamada atividade fim, nas organizações, assunto que está em debate, no Congresso Nacional.
Oliveira acrescentou que, por dia, no Brasil, acidentes de trabalho eliminam 54 pessoas do mercado. "Ou seja, trata-se de danos irreversíveis", disse. Com base em dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ele afirmou que, por dia, no mundo, esse tipo de incidente mata 6,4 mil trabalhadores.
Enquanto isso, o presidente do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Jaime Lorandi, considerou que barreiras ideológicas estariam prejudicando as relações de trabalho. "Visões classistas de empregadores e empregados deveriam ser substituídas por olhares humanistas", ponderou. Ele referiu balanço do Anuário Brasileiro de Proteção, pelo qual, no país, desde 1970, 161.380 cidadãos com carteira assinada morreram em acidentes de trabalho.
Na interpretação de Lorandi, existiriam discrepâncias trabalhistas no Brasil. Salientou que os brasileiros seriam responsáveis por 3,8 milhões de processos anuais, relacionados a reivindicações de reparos por incidentes, no setor. Segundo ele, nos Estados Unidos, a média anual de processos desse tipo seria de 75 mil e, no Japão, de 2,5 mil.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, Assis Melo, criticou a iniciativa de algumas empresas, de utilizarem câmeras de vídeo, para vigiarem a rotina de seus colaboradores. "Esses equipamentos deveriam servir, apenas, para a proteção do patrimônio, e não como um instrumento de pressão, intimidação e, em última análise, assédio moral", enfatizou.
Na abertura do fórum, a secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, saudou a Câmara por abrir um espaço de reflexão. Ela sinalizou o apoio ao combate à precariedade, nas relações de trabalho.
Além da Câmara Municipal, integram o Fórum Permanente de Saúde e Segurança no Trabalho de Caxias do Sul a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST/Serra), a Justiça do Trabalho, o Ministério do Trabalho e Emprego, o Ministério Público do Trabalho, o Sindicato dos Bancários de Caxias do Sul e Região, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Caxias do Sul, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (Sinduscon), o Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), Sindicato dos Empregados no Comércio de Caxias do Sul (Sindicomerciários), Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Similares e em Turismo e Hospitalidade de Caxias do Sul (SINTRAHTUR), Sindicato dos Rodoviários de Caxias do Sul e Região.
Também fazem parte da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara os vereadores Adelino Teles/PMDB, Daniel Guerra/PRB, Flávio Dias/PTB e Guila Sebben/PP. Adelino, Guila, o vereador Renato Nunes/PRB prestigiaram o fórum.

31/07/2015 19:03
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor e redator: Fábio Rausch – MTE 13.707
CLIQUE NA FOTO ABAIXO