SINDITESTRS e diversas entidades se manifestam em audiência pública no TRT-4

SINDITESTRS  e diversas entidades se manifestam em audiência pública no TRT-4

Diversas entidades se manifestam em audiência pública no TRT-4

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região realizou, na quinta-feira (18/4), uma audiência pública sobre prevenção de acidentes de trabalho. 

A atividade integrou o calendário do Abril Verde, mês que promove a conscientização sobre o tema. A iniciativa teve a parceria do Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS).

VEJA AQUI AS FOTOS DO EVENTOAbre em nova aba

Contexto: Conforme os últimos dados disponíveis no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab)Abre em nova aba, em 2022 ocorreram 50,5 mil acidentes e 139 mortes no Estado. O Rio Grande do Sul responde por 8,56% dos acidentes no país. É o terceiro do ranking, atrás apenas de São Paulo (34,6%) e Minas Gerais (10,8%). Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo são as cidades com maior número de casos. 

Roteiro: O início do evento teve manifestações do presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Martins Costa; da vice-procuradora-chefe do MPT-RS, Martha Diverio Kruse; e do juiz do Trabalho Marcelo Caon Pereira, gestor do Programa Trabalho Seguro. 

Mesa oficial do evento
Mesa oficial do evento

Na sequência, a audiência teve três breves apresentações:

  • Adoecimento também é acidente (procuradora Sheila Ferreira Delpino, da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora  – Codemat)
  • Acidente e informalidade (desembargadora Beatriz Renck, do TRT-4)
  • O acidente de trabalho como gerador do adoecimento do trabalhador (Fabrício Weiss, engenheiro de segurança do trabalho da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde)

Manifestações e debate: Após as falas, foi aberto espaço para manifestações de instituições e entidades, mediado pelo coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-4, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa.

Fizeram uso da palavra:

  1. Remi Lincoln – Sindicato dos Motociclistas Profissionais (Sindimoto)
  2. Nilson Lausen – Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado do Rio Grande do Sul
  3. Mauro Salles – Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT
  4. Fernanda Barata Silva Brasil – Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul)
  5. Guiomar Vidor – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS) e Federação dos Empregados do Comércio de Bens e Serviços do RS (Fecosul)
  6. João Aloisio – Sindicato dos Petroleiros do RS (Sindipetro-RS).
  7. Des. Clóvis Fernando Schuch Santos – Amatra IV
  8. Professor Antonio Cardoso – representante do grupo que promoveu a Semana de Prevenção das Lesões por Esforços Repetitivos em Porto Alegre. 
  9. Evandro Krebs Gonçalves – Apejust
  10. Iris Vidaletti- Fecomércio-RS
  11. Marlise Vitzel – Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) 
  12. Ruan Sanches – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Telecomunicações (Sintel/RS)
  13. Saulo Nascimento – Associação Gaúcha da Advocacia Trabalhista (Agetra)
  14. Felipe Carmona – Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat)

Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes e fotos de Mateus Rocha da Silva (Secom/TRT4) – Diversas entidades se manifestam em audiência pública no TRT-4 (trt4.jus.br)

Nilson