Seminario seguranca e saude ja traz resultados positivos

O auditório da FETAR recebeu hoje (20) diversas lideranças e dirigentes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais para tratar sobre segurança e saúde do trabalhador assalariado rural. O fato do Brasil ser o maior consumidor de agrotóxicos do mundo, inclusive a quantidade de pesticidas usada por área plantada no País pulou de 3kg/ha para 7kg/ha, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), levou a FETAR a promover o Seminário Segurança, Saúde, Conforto e Bem-estar do Trabalhador, em sua sede, em Porto Alegre.

SINDITESTRS ESTEVE PRESENTE!!

Veja mais em   https://www.facebook.com/fetarrs/photos/pcb.325095124517369/325093914517490/?type=3

Na parte da manhã o tema contemplou as Normas Regulamentadoras n°s 31, 33 e afins, com Nílson Airton Laucksen, presidente do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho/RS. Já na parte da tarde, o uso excessivo de agrotóxicos foi a tônica da abordagem da médica Virgínia Dapper, Sanitarista da Secretaria Estadual da Saúde. “O impacto dos agrotóxicos na saúde nos preocupa bastante, não só dos agricultores, como também dos consumidores, que acabam ingerindo os alimentos com resíduos de agrotóxicos, É importante enfrentar esse problema de forma coletiva e constatei que a FETAR está disposta e me coloco como parceira para elaborar um Grupo de Trabalho de promoção de saúde e prevenção dos riscos desses produtos”, disse.

Virgínia não hesita em afirmar que hoje o uso de agrotóxicos no meio rural é grave, apesar da subnotificação, um dos pontos que trabalhou na FETAR. “Temos vários trabalhadores intoxicados que não são diagnosticados ou sequer notificados. Assim, ficamos com essa ausência de informação para dar visibilidade de tão importante problema para o planejamento de políticas públicas”, completou.

O vice-presidente da FETAR, Sérgio Poletto, diretor responsável pelo Departamento de Segurança, Saúde e Bem-estar do Trabalhador Rural da FETAR, disse que sem dúvida o uso indiscriminado de agrotóxicos é um dos principais problemas que o assalariado rural e o próprio agricultor familiar enfrenta, inclusive com consequências na saúde e no meio ambiente. O Ministério do Trabalho e Emprego participou com Sérgio Garcia, enquanto a FETAG esteve representada por Paula Rosana Fortunato, assessora de Saúde.

Mais informações: Sérgio Poletto (54) 9194-2694

Assessoria de Imprensa – 20/10/2016 – Luiz Boaz (51) 9314-5699