Protecao auditiva



Melhores Práticas para Seleção de Proteção Auditiva

 

download_pdf_button2Por Theresa Y. Schulz, Ph.D.

 
Níveis de ruído extremos – e o potencial para perda auditiva causada pelo ruído – são encontrados pelos trabalhadores em todo o setor, apesar da atenção e do investimento contínuos em programas e soluções de engenharia de conservação da audição.
Instrucoes de Pluges

 

Em muitos ambientes, talvez a solução mais simples para os mais altos níveis de proteção seja um plugue de ouvido de espuma adequadamente ajustado. Estes protetores – disponíveis em uma ampla variedade de formatos e tamanhos, e até mesmo larguras – frequentemente são recomendados onde a exposição a níveis de ruídos potencialmente perigosos de ruídos podem ser encontrados. A adequação apropriada, porém, é crítica.
Para uso onde os ruídos são intermitentes ou onde os níveis de ruídos podem exigir a elevação do volume da voz para uma melhor comunicação, os plugues reutilizáveis podem ser rápida e facilmente removidos ou substituídos à medida que os níveis de ruído perigosos aumentem ou diminuam. Os modelos reutilizáveis normalmente estão disponíveis em uma variedade de formas e tamanhos para corresponder às variações dos canais auditivos dos usuários.
Para uso sozinho ou com plugues inseríveis, considere o uso de abafadores de ruídos. Algumas regras práticas: Quanto maiores forem as coberturas de ouvido das proteções, maior é a atenuação ou diminuição do ruído. Quando um plugue é usado em combinação com um abafador de ruídos, acrescente 5 decibéis à atenuação fornecida.
Na prática, muitos funcionários precisam da proteção auditiva e comunicações claras. Nestes casos, a tecnologia oferece alternativas de seleção para remover o protetor auditivo em um ambiente ruidoso para se comunicar – o que não recomendamos:
•    A opção 1 é um protetor auditivo de “atenuação uniforme”, que possui filtros que reduzem a quantidade geral de ruídos que chegam aos ouvidos e ainda permitem um segmento de sons de alta frequência que compreendem a fala.
•    A opção 2 é recomendada onde a clareza na comunicação é crítica para prevenir ferimentos ou morte: O uso de um sistema de comunicação avançado. Tal sistema incorpora proteção auditiva, redução ativa do ruído e amplificação do sinal da voz.

Acesso à proteção auditiva
À medida  que os funcionários se movem em áreas ou entre os locais de trabalho, os desafios de fornecer proteções auditivas aumentam – de níveis de ruídos, à disponibilidade de equipamentos de proteção, às políticas e monitoramento do uso de protetores.
Assim como todo equipamento de proteção pessoal, protetores auditivos devem estar imediatamente disponíveis em todos os locais onde são necessários. Não importando o local de trabalho, os funcionários precisam do treinamento e da educação para saber como e onde usar seus protetores. Outra regra prática: Se você estiver ao alcance de alguém e precisar gritar para que a pessoa lhe ouça, então o nível de ruído no ambiente é tanto que vocês dois precisam de proteção auditiva.
A solução: Manter protetores auditivos à mão. Guarde os plugues nos bolsos, e plugues reutilizáveis e abafadores em seus estojos. Muitos abafadores podem ser usados nos clipes dos cintos. Certifique-se de também usar os controles de engenharia disponíveis. Isso pode ser tão fácil quanto fechar as portas da cabine em equipamentos pesados.

 
Aumentando a Proteção Auditiva
Todo local de trabalho apresenta uma incrível variedade de perigos auditivos, como maquinário, equipamentos e ferramentas de todas as variedades que atacam os ouvidos com todos os tipos de ruídos constantes, intermitentes e de impacto. Em tais ambientes, as pessoas e as máquinas frequentemente estão em movimento, e os funcionários, para sua própria segurança, devem manter a conscientização da situação. Nestes casos, maximizar a proteção auditiva a ponto de superproteção, que bloqueie todos os ruídos, incluindo vozes e avisos de alarmes, poderia se tornar contraprodutivo ou até mesmo perigoso.
Acredite se quiser, produtos químicos encontrados num local de trabalho são outro risco de perdas auditivas. Benzeno, tolueno e xileno são ototóxicos (venenos auditivos) e danificam as células capilares dos ouvidos da mesma forma que os danos causados por ruídos perigosos. O impacto de ruídos e produtos químicos juntos é ainda mais perigoso. Para se proteger contra os efeitos de ototoxinas, os funcionários não devem apenas usar roupas de proteção e respiradores apropriados, mas também garantir que estão usando a proteção auditiva adequada. Na realidade, o teste de adequação auditiva é talvez o fator mais importante para ajudar os funcionários a escolherem a proteção auditiva correta.

O Resultado Final
O resultado final para técnicos de segurança é fornecer um ambiente de trabalho seguro onde os funcionários podem sair com o mesmo nível de saúde e bem estar com o qual entraram. Selecionar o protetor auditivo correto permite, aos funcionários, obterem este sucesso, assim como trabalharem com mais segurança, e produtividade, durante o trabalho.

Sobre a Autora
Theresa Y. Schulz é Gerente de Conservação de Audição para a Honeywell Safety Products. A Dra. Schulz possui doutorado em ciência da audição pela Universidade de Ohio.

sinditestrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *