ENCONTRO REGIONAL DE TSTs EM CAXIAS DO SUL – 19/08/2023: Refletindo a Diversidade e Participação Ativa

No sábado, 19 de agosto de 2023, ocorreu um significativo Encontro promovido pelo Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho do Estado do Rio Grande do Sul – SINDITESTRS. O evento foi realizado na cidade de Caxias do Sul, junto à sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário – STICMRS e reuniu a categoria em um ambiente propício para discussões construtivas e troca de experiências, com foco na promoção da Segurança e Saúde e do Trabalho, ampliando o engajamento dos trabalhadores junto ao sindicato. Foi o terceiro Encontro Regional desse ano, os anteriores foram em Santa Rosa (20/05) e Bagé (17/06).

Sob a coordenação do Vice-Presidente do SINDITESTRS, Carlos Alberto do Nascimento, participaram da Mesa de Abertura do evento o Diretor do SINDITESTRS Júlio Refosco, o Auditor Fiscal do Trabalho/SRTE-RS Eng. Sérgio Garcia, a Gerente Comercial da CENCI CIA, Scheila Bortolini e o anfitrião, Vice-Presidente do STICM, Carlos Fadanelli.

Os dados do Encontro refletem uma notável presença feminina, com 66% dos inscritos sendo mulheres, demonstrando a crescente participação e representatividade feminina no âmbito da Segurança do Trabalho. Esse dado é um reflexo do compromisso contínuo com a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres no cenário do trabalho em geral.

A distribuição geográfica dos participantes também foi diversificada, destacando-se a presença expressiva de profissionais de Caxias do Sul. Compareceram ao evento cerca de 100 pessoas, sendo a maior parte desse percentual da cidade de Caxias do Sul. Profissionais de outros municípios também marcaram presença, contribuindo para a riqueza do Encontro: Guaíba, Bento Gonçalves, Farroupilha, Garibaldi, Gramado, São Marcos e São Leopoldo estiveram representadas com números relevantes de inscritos. Além disso, a participação de representantes de mais 10 municípios não listados aqui enriqueceu ainda mais a discussão, evidenciando a abrangência e relevância das pautas discutidas no evento.

O Encontro proporcionou um espaço de diálogo aberto e construtivo, permitindo que os participantes compartilhassem suas perspectivas, experiências e desafios enfrentados no âmbito do Trabalho. Temas como valorização profissional, condições de trabalho, remodelação das normas regulamentadoras, trabalho escravo, novas perspectivas da SST no Brasil, foram abordados. O Objetivo foi fortalecer a atuação do SINDITESTRS em prol dos direitos e bem-estar dos Técnicos em Segurança do Trabalho e buscar sanar dúvidas e respeito de normas conflitantes ou recém modificadas, para que possa haver um melhor entendimento do que está sendo requerido no mundo da Segurança do Trabalho, especialmente quanto à aplicabilidade das Normas Regulamentadoras.

O Evento teve como ingresso ao participante 3kg de alimento não perecível. Foram arrecadados cerca de 240kg que foram destinados ao Lar da Velhice São Francisco de Assis. A Sra. Rosa Ferreira recebeu s doações e agradeceu em nome da entidade a todos os participantes do evento pelas doações.

O SINDITESTRS reitera seu compromisso em promover eventos que estimulem a participação ativa de todos os membros da categoria, fortalecendo laços e impulsionando a luta por melhores condições de trabalho e justiça social. O encontro em Caxias do Sul reforçou a importância de unir esforços e construir uma sociedade mais justa e inclusiva por meio da atuação sindical comprometida e consciente.

Os próximos Encontros Regionais acontecerão em Santa Maria (16/09) e em Pelotas (21/10), além do 22º Encontro Estadual que está marcado para o dia 02 de dezembro (também um sábado) no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa da Estado em Porto Alegre/RS. Acompanhe pelo site do Sindicato que breve estarão abertas as inscrições (gratuitas) para Santa Maria bem como será divulgada a programação completa.

Enfatizamos a nossa imensa vontade de que você, Técnico em Segurança do Trabalho do nosso Estado, se torne sócio do nosso Sindicato, e nos ajude a levar mais Segurança e Saúde aos ambientes de trabalho e principalmente participe dos nossos eventos. O Evento ocorrido em Caxias do Sul marca o retorno dos eventos do SINDITESTRS à área de abrangência deste Município de grande atuação industrial, comercial e de serviços do Estado.

Sem a sua contribuição para manter o SINDITRESTRS ativo não haverá Convenção Coletiva e sem Convenção não há nem piso nem benefícios!

Aproveitando, associe-se no SINDITESTRS, o Sindicato que representa a NOSSA categoria, são apenas R$ 10,00 por mês. Para associar-se, clique aqui: https://sinditestrs.org.br/site/associe-se/.

SE VOCÊ JÁ É SÓCIO (A) e quer verificar a situação de sua mensalidade associativa, acesse o link: https://sinditestrs.gersin.com.br/consulta e digite seu CPF. Na segunda coluna aparecerá até quando você está em dia (mês/ano). Se aparecer “CPF inválido” ou na última coluna “Em atraso”, entre em contato conosco (sinditestrs@sinditestrs.org.br) ou pelo WhatsApp (51) 9962-99230 para verificarmos a situação.

Nosso atendimento é 100% virtual pelo e-mail: sinditestrs@sinditestrs.org.br – Fone (51) 3221-7120 – WhatsApp (51) 9962-99230 com Nílson e (51) 99958-8860 com Nascimento.