Categoria, em grande número, prestigia o 23º Encontro Estadual de TSTs do RS

Promovido e realizado pelo Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do RS – SINDITESTRS, a maior atração da Prevensul 2024, em se tratando de presença de público, sem dúvida, foi o 23° Encontro Estadual da Categoria, que teve como palco o Auditório 5 do Centro de Eventos da PUC em Porto Alegre/RS, na sexta-feira, 06/09/2024.

Com o objetivo de promover a integração de alunos, escolas, sindicato e profissionais; dialogar sobre o cenário atual e perspectivas da SST no País; fazer da informação e do conhecimento, meios para a promoção da Segurança e Saúde do trabalhador, o Encontro recepcionou os participantes às 8h30.

Às 9h ocorreu a abertura oficial do evento, que contou com as presenças de João Altair, Presidente da Conforto Artefatos de Couro da ANIMASEG, Sérgio Garcia, Auditor Fiscal do Trabalho e Chefe da SEGUR/SRTE-RS, Alexandre Gusmão, Diretor da Proteção Eventos e Revista Proteção, Nivaldo Barbosa, Presidente da FENATEST e do Presidente do SINDITESTRS, Nílson Airton Laucksen, que saudaram a realização do Encontro e deram as boas-vindas aos participantes.

Na sequência, o presidente do SINDITESTRS, Nilson Airton Laucksen fez breve relato sobre os dois temas de maiores questionamento pela categoria, quais sejam: “piso” e vantagens de ser sócio. Sobre “piso”, afirmou que não há a possibilidade de termos UM “piso” no Estado e sim, que são necessários cerca de 200, negociados um a um, com cada um dos Sindicatos patronais existentes no Estado. Quanto às vantagens de ser sócio, foi taxativo em afirmar que as vantagens não são pessoais, “afinal, com mensalidade de R$ 10,00 o que é possível retribuir materialmente? questionou o Presidente. Ser sócio, afirmou, é para fortalecer a Entidade na luta pelo coletivo, na busca incessante por mais do que os 28 “pisos” existentes atualmente. “Procurem saber mais a respeito, entrando em contato com o Sindicato, aqui o tempo é pouco para explicar como funciona a dinâmica das negociações, mas estamos à disposição da Categoria o tempo todo, nos contatem, questionem, procurem saber como funciona“, “o Sindicato é que é da categoria e não a categoria do Sindicato“, afirmou o Presidente Nilson ao encerrar sua fala.

A Médica do Trabalho Luciana Nussbaumer e a Psicóloga Sandra Zanatta Guerra, ambas servidoras do Cerest Estadual/DVST/SES/RS, abordaram o tema Riscos Psicossociais no Trabalho, deixando claro que, embora não haja aparelho para medi-los, os riscos existem nos locais de trabalho e precisamos observar atentamente para identificá-los.

O tema seguinte a ser abordado foi sobre Tecnologia dos Calçados de Segurança, Conhecer para Melhor Proteger, apresentado por Eduardo Wüst, Fisioterapeuta, Mestre e Doutor em Biomecânica e Supervisor do Laboratório de Ensaios em Biomecânica do IBTeC, em parceria com a Conforto Artefatos de Couro, trazendo a público como é, tecnicamente, a composição dos calçados de segurança e o custo/benefício de escolher o calçado correto para cada atividade, trazendo menor custo final para quem compra e maior conforto para o usuário.

O intervalo foi das 12h às 14h, propiciando, antes do início das atividades da tarde, uma breve visita aos expositores da Prevensul 2024, que trouxeram ao público presente, o que há de melhor para a área da SST no tocante a serviços, tecnologias, instrumentos, equipamentos de proteção coletiva e individual.

As atividades da tarde iniciaram às 14h, quando Osny Ferreira: de Camargo, Engenheiro Químico; Engenheiro de Segurança do Trabalho; Mestre em Engenharia Mineral; Higienista Ocupacional; Ex-Gerente de EHS na 3M; Ex-Presidente da ABHO; Professor da UNIP; Coautor do livro PPR Descomplicado, em parceria com a ProtecFace trouxe o tema Proteção Respiratória, em suas diversas nuances, desde a indispensável  identificação dos agentes agressivos presentes no ambiente de trabalho como a correta escolha dos equipamentos de proteção, além da capacitação dos usuários, testes de vedação e o acompanhamento permanente, por meio de um Programa de Proteção Respiratório eficaz.

Como em todos os Encontros Estaduais, neste, não poderia faltar o Show do Conhecimento em Segurança e Saúde do Trabalho, uma disputa alegre e descontraída onde alunos de escolas formadoras de Técnicos de Segurança do Trabalho, alternadamente, responderam perguntas sobre SST formuladas por Jorge “Silvo O Santo” André, desta vez como “Anjo”, nos moldes do “Show do Milhão“. Participaram o IFRS de Porto Alegre, com os alunos Carolina Martins e Lucas Kraetzig da Rosa, coordenados pela Professora Adriana,  o SENAC de Carazinho com os alunos Rosiéli da Silva Veiga e Leandro Martins Olsieski, coordenados pelo Professor Moraes e a Fundação Liberato de Novo Hamburgo, com os alunos Eduarda Catarina da Silva e Lucas Felhauer Rodrigues, coordenados pela Professora Elisete.

Ao final da 6ª rodada de perguntas, sagrou-se vencedora do Show do Conhecimento em Segurança e Saúde do Trabalho, a aluna Eduarda Catarina da Silva da Fundação Liberato, que além da medalha de ouro, recebeu como prêmio, um notebook Intel CORE i5 da Dell, e a escola, um troféu. A aluna Rosiéli recebeu uma medalha de prata e todos os demais alunos, medalha de bronze, pela brilhante participação. “Todos são vitoriosos”, afirmou “Silvo O Santo”, ao encerrar o evento.

Em vários momentos durante o Encontro, foram sorteados belíssimos brindes disponibilizados pelos apoiadores, com destaque para 2 dosímetros de ruído Sonus 2 plus com filtro 1/1 e 1/3 de oitavas oferecidos pela Criffer Instrumentos de Medição e 2 notebooks Intel CORE i5 Dell adquiridos pelo SINDITESTRS. Um dosímetro e um notebook foram sorteado entre todos os presentes no Encontro no momento do sorteio, sendo contemplados Edinara Aparecida Vianna Kuhn, de Triunfo, com o Dosímetro e Milene Raquel Fagundes Vieira , de Porto Alegre, com o notebook.

O outro dosímetro, bem como notebook, foram sorteados exclusivamente entre sócios do Sindicato com no mínimo as mensalidades de um semestre em dia. neste sorteio, o ganhador do dosímetro foi César Augusto da Silva, de Passo fundo (anuidade em dia) e do notebook, Neri Ivandro Scortegagna, de Santa Maria (anuidade em dia).

O 23º Encontro Estadual está inserido em uma série de Encontros, todos gratuitos, que o SINDITESTRS programou para este ano, dos quais, já foram realizados os Encontros Regionais em Cachoeira do Sul (06/07), Passo Fundo (20/07) e Rio Grande (17/08). No próximo dia 14/09 será a vez de Uruguaiana (CLIQUE AQUI, veja a programação e inscreva-se) e na sequência, Santa Cruz do Sul (05/10), Ijuí (19/11) e Bento Gonçalves (30/11).