REGISTRO PROFISSIONAL PELA INTERNET



 

 

 

 

Registro profissional pela internet começa a funcionar desde hoje (29/04)

Nessa primeira etapa o sistema está disponibilizado em 19 estados e no Distrito Federal

 

Brasília, 29/04/2013 – Começou a funcionar desde o dia 29 de abril de 2013, a nova fase doSistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb) que permite solicitação on line do registro. Nesta primeira etapa, o sistema está disponível nos estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins e no Distrito Federal.

 

Segundo o ministro Manoel Dias, essa é mais uma ação que visa simplificar o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. “O sistema vai facilitar a vida dos trabalhadores e em breve pretendemos tê-lo implantado em todo o país”.

 

O Sirpweb é um sistema de gerenciamento e controle das informações dos registros dos profissionais das categorias regulamentadas por lei. Essas categorias tem a obrigação de se cadastrarem no sistema para desempenhar suas atividades e o uso da ferramenta vai facilitar bastante quem utiliza esse serviço.

 

O MTE concede o registro profissional a 14 categorias: Agenciador de propaganda, artista, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do Trabalho, técnico em arquivo e técnico em Secretariado.

 

Com a utilização do Sirpweb as, solicitações de registro profissional poderão ser feitas e acompanhadas on line. O interessado tem apenas que informar seus dados e os relativos ao registro pretendido. O sistema, que será disponibilizado nas páginas das Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, vai gerar um número de solicitação, discriminando a documentação que deverá ser protocolada na SRTE mais próxima do interessado. A partir de então todo processo poderá ser acompanhado pela internet.

 

Passo a passo

1. Preenchimento dos dados pessoais

2. Seleção da categoria profissional e dos documentos de capacitação;

3. Resumo para conferência dos dados informados;

4. Transmissão da solicitação;

5. Impressão da solicitação; e

6. Protocolo dos documentos na SRTE.

Fonte: Assessoria de Comunicação/MTE

(61) 2031-6537/2430

acs@mte.gov.br

JOSÉ AUGUSTO DA SILVA FILHO

Diretor 1º Secretário

Secretaria Geral da FENATEST

Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho

augustomehana@terra.com.br ou secgeral@fenatest.org.br

Fone: (11) 4198-1096 ou (11) 99320-8637

Site: fenatest@fenatest.org.br

 

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