Seminário sobre catadores no Rio
Brizola Neto abre seminário sobre catadores no Rio
Em evento da UFRJ, ministro assina convênio para beneficiar 500 trabalhadores que vivem da coleta de materiais recicláveis
Brasília, 30/11/2012 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Brizola Neto, abrirá na segunda-feira (3), às 9h, o seminário Economia Solidária e Redes de Cooperação: Estratégias para Inclusão Produtiva e Sustentável dos Empreendimentos de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio de Janeiro. O evento, que será promovido pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP/Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), prevê a assinatura de convênio que beneficiará 500 catadores da Região Metropolitana do Rio.
O seminário será realizado na prefeitura da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. O ministro Brizola Neto falará sobre a atuação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que, por meio da Secretaria Nacional de Economia Solidária (Senaes), promove as políticas públicas que buscam incluir e integrar à economia os catadores de materiais recicláveis, garantindo a eles condições de uma vida digna. À tarde, a chefe de gabinete da Senaes, Daniela Metello, discutirá os desafios da inclusão produtiva desses trabalhadores e da sustentabilidade relacionada à atividade.
Convênio – O convênio a ser assinado entre o MTE e a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec), da UFRJ, visa promover a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, organizando-os em cooperativas sustentáveis e de autogestão. A meta do Ministério e da UFRJ é contribuir para o resgate dos trabalhadores da condição de extrema pobreza e risco social, além de promover a proteção ambiental a partir da destinação correta dos resíduos recolhidos em lixões e espaços públicos.
O convênio vai beneficiar, sobretudo, os catadores de materiais recicláveis dos municípios de Nilópolis, Rio de Janeiro e São João de Meriti.
Assessoria de Comunicação Social MTE
(061) 2031-6537 – acs@mte.gov.br