NOTA OFICIAL SOBRE O BANCO DE HORAS DO GHC

NOTA OFICIAL

SOBRE O BANCO DE HORAS DO GHC
Sindicatos cumprem decisão de assembleia

Na Reunião da Mesa Permanente de Negociação do Grupo Hospitalar Conceição, ocorrida em 19/11, as entidades sindicais presentes comunicaram aos representantes da direção do GHC a decisão de assembleia geral, realizada no dia 13/11/2019, pela NÃO renovação do Acordo Coletivo do Banco de Horas. A decisão ocorreu após três plenárias preparatórias no Hospital Fêmina, Cristo Redentor e Conceição.

Cabe salientar que todas as categorias tem prevista em suas Convenções Coletivas de Trabalho a possibilidade de adoção de Banco de Horas. Portanto, a rejeição do Acordo Coletivo não implica necessariamente no fim do Banco de Horas. Isso porque a decisão de implementá-lo é deliberação da direção do GHC. Além disso, a “nova” CLT prevê o Regime de Compensação Horária com autorização individual por parte do trabalhador.

No próximo dia 26 ocorre a nova reunião da Mesa Permanente de Negociação. Neste momento os representantes do GHC ficaram de apresentar nova contraproposta. As entidades entendem que questões relevantes para o prosseguimento da negociação envolvem, por exemplo, o Remanejo para o Noturno e a manutenção da hora extra habitual dos trabalhadores do noturno.

As entidades sindicais destacam ainda que é de interesse do GHC a manutenção do Acordo Coletivo do Banco de Horas, em razão da passagem de plantão realizada pela equipe da Enfermagem e a flagrante falta de funcionários na área técnica.

Após a reunião da Mesa de Negociação no próximo dia 26/11, as entidades sindicais se manifestarão novamente sobre fatos concretos.

COMO FICAM AS HORAS PENDENTES (POSITIVAS E/OU NEGATIVAS)?
Os trabalhadores terão um prazo de 90 dias para compensar e ou usufruir as horas existentes, positivas e/ou negativas.

ASSINAM ESTE COMUNICADO:
JULIO JESIEN – Presidente Sindisaúde-RS
ALEXANDRE WOLLMANN – Diretor presidente Senge
ELIANE GERBER – Presidenta Sasers
CLÁUDIA FRANCO – Presidente Sergs
JOÃO ALBERTO FERNANDES – Presidente Sindaergs
DÉBORA MELECCHI – Presidenta Sindifars
IVANISE DE SOUZA – Presidenta Sindifono-RS
JÚLIO REFOSCO – Presidente Sinditest-RS
CARLOS DORNELLES – Presidente Sinttargs
MARIA TERESINHA GOVINATZKI – Presidenta Sinurgs FLÁVIA MIOTTO – Diretora Sipergs