SINDITESTRS REALIZA CURSOS COM A TEMATICA ESOCIAL

SINDITESTRS REALIZA CURSOS COM A TEMÁTICA ESOCIAL

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do RS – SINDITESTRS realizou em Porto Alegre e Novo Hamburgo, cursos abordando a temática eSocial.

Com o advento do eSocial, desenvolver as exigências previstas pela Legislação Trabalhista e Previdenciária, passará a ser um desafio ainda maior. A evolução continuada de medidas de controle fiscal tem sido uma ação de governo, apesar da resistência da sociedade. Todavia, com a implantação do eSocial, o Estado passa a ter um controle efetivo sobre as pessoas (físicas e jurídicas) nas questões relacionas a finanças e direitos/obrigações sociais.

Neste contexto, o SINDITESTRS realizou dois cursos de 16 horas, dias 9 e 10 e 12 e 13 de novembro, respectivamente em Porto Alegre (CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS) e Novo Hamburgo (CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS), abordando “eSocial e os Requisitos para a SST”, cujo objetivo foi compartilhar informações com profissionais interessados no tema, abordando os requisitos ligados ao cumprimento das informações/obrigações associados a Segurança e Saúde do Trabalho.

Outro curso realizado foi o de “PPRA com Ênfase em PPP e eSocial", desta vez em Novo Hamburgo (CLIQUE AQUI PARA VER FOTOS), no dia 14 de novembro, pois não basta elaborar um PPRA, é preciso elaborá-lo para que além de garantir a saúde e integridade física dos trabalhadores, também possa servir de plataforma informativa do eSocial. Além disso, o PPRA pode ser elaborado para que sirva de referência no preenchimento do PPP (até entrada em vigor das ocorrências do eSocial, de SST), atendendo às exigências do Ministério do Trabalho, da Previdência Social e da Receita Federal. A partir do momento que as ocorrências do eSocial entrarem em vigor, será necessário que os eventos de segurança e saúde dos trabalhadores sejam informados em sua respectiva plataforma. Sendo assim, os programas de segurança do trabalho deverão reportar os riscos reais e principalmente a existência e eficácia das medidas de controle utilizadas pela empresa para gerir a prevenção. Como o PPRA é o principal programa que fornece essas informações, será preciso elaborá-lo de forma que também atenda ao eSocial. O objetivo deste curso foi compartilhar informações com profissionais interessados no tema, abordando aspectos do PPRA ligados ao cumprimento dos requisitos/obrigações do eSocial associadas à Segurança e Saúde do Trabalho.

Ambos os cursos foram ministrados por Jorge Gimenez Berruezo, Técnico de Segurança do Trabalho há 34 anos; Engenheiro de Segurança e Ambiental; Advogado; Pós Graduando em Engenharia Elétrica; Docente do SINTESP, ABPA e SENAC; Assistente Técnico Pericial; Consultor de empresas e Sócio Fundador da Gimenez e Associados.

PROXIMOS CURSOS
Para 2019 o SINDITESTRS está programando curso de NR-20 (janeiro), Formatando o PPRA (fevereiro), Higiene Ocupacional (março e abril), eSocial e os Requisitos para SST (maio) e Assistente Técnico Pericial (maio). Breve a programação completa no site do Sindicato: www.sinditestrs.org.br.