Indicadores de custo de manutencao



Indicadores e Custos de Manutenção

 
                                   Promoção:
 
imagem


27 à 29 de Outubro de 2014

Porto Alegre/RS
Objetivo:

Medir e divulgar os resultados da manutenção.

Nos dias atuais o Gerente de Manutenção deve estar apto para medir e divulgar os resultados de seu gerenciamento de modo adequado, de maneira que possa ser facilmente entendido por qualquer pessoa ou outro gerente da empresa, ligado ou não à área de manutenção. Ele deve demonstrar que a manutenção está capacitada e com desempenho adequado para a maximização da utilização de todos os recursos das instalações e de minimização de custos operacionais. Esta demonstração é mais fácil quando apoiada em Indicadores de Custos de Manutenção e Indicadores de Desempenho da Manutenção adequados. Entenda e divulgue corretamente seus indicadores de Custos, de Capacitação de sua equipe e do Desempenho dela, publicando-os periodicamente de modo a comprovar que estão atendendo as necessidades de sua empresa, trabalhando em direção das metas empresariais e demonstrando que suas decisões são corretas com seus índices de controle e de verificação. Os exemplos apresentados, voltados para a área de manutenção, são válidos para qualquer atividade sistemática na busca de melhorias e no aumento de utilização de recursos, onde se necessite quantificar e documentar estas melhorias.
Justificativa:

Transmitir ao participante um conhecimento adequado sobre os custos em manutenção e como apurá-los. Desenvolver a habilidade dos participantes em estabelecer seus parâmetros para controle da manutenção. Introduzir os participantes na Teoria dos Indicadores. Na parte de Custos faremos uma abordagem com a teoria detalhada sobre o assunto com vários exemplos e exercícios de fixação.. Com isto o treinando poderá selecionar seus Indicadores de Custos. Saberá selecionar seus Índices e Indicadores, tanto em Gerência de Máquinas com seus indicadores de Confiabilidade quanto em Gerência de Mão de Obra e Gerência Financeira com seus valores típicos. Veremos indicadores de Gerência de Material, do ponto de vista da manutenção, com os seus parâmetros mínimos, e todos com seus valores típicos dentro da área de manutenção. Após, o treinando poderá comparar os resultados obtidos em sua gerência e indicar procedimentos alternativos. Com o uso de Indicadores e Índices adequados estará apto a reorganizar as atividades e melhorar a interface de sua equipe com os usuários dos equipamentos. Saberá facilitar o diálogo, entre o pessoal especialista em planejamento e os executantes de manutenção, com os usuários dos equipamentos, mensurando os benefícios obtidos decorrentes das melhorias implantadas na performance da equipe de manutenção e as consequências benéficas no desempenho dos equipamentos da produção. Diversos exercícios e “cases”.
Público Alvo:

Gerentes, profissionais e técnicos de nível médio, supervisores de turmas e equipes de manutenção, profissionais de programação e controle de manutenção, engenheiros e demais profissionais interessados, com algum conhecimento de Planejamento e Controle de Manutenção ou de Produção.
Conteúdo Programático:



1.- INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA MANUTENÇÃO

1.1.- Generalidades

Funções básicas, atribuições, finalidade da Gerência e da equipe de Manutenção e do Planejamento e Controle de Manutenção. Principais Estratégias de Gerência de Manutenção e suas consequências.

1.2.- Terminologia

Definições e justificativas sobre os diversos significados das palavras em Manutenção, e seus usos mais frequentes, para definir os seus Indicadores e seus Índices.

2.- ESTUDO DE CUSTOS EM MANUTENÇÃO.

2.1.-Generalidades e definições.

Custos, preço, lucro, prejuízo.


Custo quanto à natureza, função, apuração e formação.

Custo de Manutenção Direto e Indireto.

Custo de Manutenção Próprio e Distribuído.

Custos de Manutenção Total.

Rateio e métodos de rateio.

Elementos de apuração de custos.

Acumulação de despesas em Manutenção.

Registro de informação básica para custeio.

Orçamentos de Manutenção.

Tipos de orçamentos em Manutenção..

Razões para fazer orçamentos na Manutenção.

O que considerar ao fazer um orçamento.

Etapas de um orçamento de Custeio.

Etapas de um orçamento de Investimento.

Responsabilidades frente a um orçamento.

Exercícios sobre estes itens.

3.– ESTUDO SOBRE INDICADORES E ÍNDICES DE MANUTENÇÃO

3.1.– Introdução.

Tipos de indicadores. A qualidade total, os componentes da qualidade, itens de controle e itens de verificação, clientes, meta, objetivo e critérios de medição. Benchmarking e o uso do Documento Nacional da Abraman. O que são KPI. Determinação de seus KPI e seus KPP. Indicadores da Capacitação e de Desempenho. Sugestão de padronização de notação e simbologia. Uso das definições do Dicionário de Termos de Manutenção e do Do-cumento Nacional entre 2003 a 2009..


3.2.– Indicadores da Capacitação da Manutenção.

Introdução, definições, indicadores de capacitação do pessoal e os indicadores de capacitação das instalações de Manutenção.
3.3.– Indicadores de Capacidade Produtiva

Objetivo, medições da capacidade da manutenção com a produção, capacidade instalada, capacidade requerida, percentual de utilização, performance global, eficiência dos equipamentos. Estudo sobre OEE e sua variante TEEP.



3.4– Indicadores de Desempenho de Máquinas.

Introdução. Medição de disponibilidade com suas variações (disponibilidade média, requerida, operacional, percebida, e usada). Indisponibilidade. Confiabilidade. Manutenabilidade. Tempo Médio entre Falhas (MTBF). Tempo médio para a falha (MTTF). Tempo médio para reparo (MTTR). Tempo Médio para Restaurar a Função (MTRF). Taxa de falhas e taxa de reparo. Diversos exercícios de fixação onde o treinando indicará onde agir e o que fazer para introduzir melhorias nos resultados.

3.5– Indicadores de Desempenho de Mão de Obra.

Considerações sobre mão de obra e diversos índices sobre a utilização da mão de obra como um todo. Benchmarking e comparação dos valores da empresa com os valores do Documento Nacional e outra referência internacional, bem como sua variação ao longo dos anos, com base nos dados compilados. Estudo completo sobre backlog, usando o modelo
 de Teoria das Filas de Pesquisa Operacional. Uso de gráficos para a análise do Backlog. Exercícios.

3.6.– Indicadores de Desempenho em Custos e Financeiro.

Introdução, quais custos medir e como. Sugestão de diversos indicadores, valores de benchmarking e comparação dos dados obtidos na empresa com os valores constantes do Documento Nacional da Abraman. Exercícios.

3.7– Indicadores de Gerência de Material.

Introdução à gerência de material e considerações sobre estes Indicadores, a serem usados e os valores informados pelas empresas e comparação dos dados.

4.- RELATÓRIO DE MANUTENÇÃO E  RECOMENDAÇÃO.

O que publicar e como publicar.

Recomendação sobre quais índices devemos publicar periodicamente, bem como quais índices devem ser enviados para quais cargos na empresa e por que..

Sugestão de Relatório de Manutenção com seus campos básicos e seus gráficos incluindo a sugestão dos indicadores e índices para relatórios de custos, de equipamentos, de mão de obra e sua evolução ao longo dos anos.

5.- REVISÃO 

Nesta parte será feita revisão dos principais tópicos e esclarecimentos e retirada de eventuais dúvidas.
Instrutor: Gil Branco Filho

Engenheiro Eletricista (USU) e Eletrônico (UFRJ), pós-graduado em Engenharia Econômica (UERJ). Especialização em Automação Naval, na Inglaterra. Possui mais de 49 anos de experiência em Manutenção e diversos trabalhos publicados nas áreas de Engenharia de Manutenção e Planejamento e Controle de Manutenção, no Brasil e no Exterior. É instrutor de Técnicas de Gerenciamento da Manutenção, Estatística da Falha, Confiabilidade, Planejamento e Controle, Padronização de Índices de Manutenção, Organização de Manutenção. Autor do “Dicionário de Termos de Manutenção”, do livro sobre “Indicadores e Índices de Manutenção”, do livro sobre “A Organização, o Planejamento e o Controle da Manutenção” e do recém lançado “Custos em Manutenção”.
Informações Gerais:

HORÁRIO: 
8h às 17h

CARGA HORÁRIA: 24 horas/aula 

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sede da NN Eventos – Av. Cristóvão Colombo, 1132 – 2º andar  

Bairro Floresta – Porto Alegre/RS.

INVESTIMENTO:

Inscrições e pagamento até  –   20/10/2014 –  R$     1.370,00

Inscrições e pagamento após – 20/10/2014 –  R$     1.575,00


 
CLIQUE AQUI PARA MAIS INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES 

NN-Eventos-Segurança em Treinamentos

sinditestrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *