NR 12 ASPECTOS LEGAIS

17 e 18 de Outubro de 2014

Porto Alegre/RS
Justificativa:

A nova NR 12, publicada pela Portaria 197 e vigente desde 17 de dezembro 2010, amplia a descrição e o detalhamento dos itens, metodologias, procedimentos, capacitação e dispositivos e sistemas de proteção que devem ser aplicados para a segurança no trabalho com máquinas e equipamentos.
Módulo I – Aspectos Legais e Aplicação

Objetivo:

Apresentar a redação da NR-12, os conceitos fundamentais, a abrangência, as penalidades e responsabilizações pelo descumprimento, projeto de implementação na empresa, sistemas e dispositivos de proteção, análise de riscos, priorização na implementação e laudos técnicos.

Público Alvo:

Profissionais de segurança do trabalho, gestores de produção, qualidade, recursos humanos, compras, departamento jurídico e outros profissionais interessados em conhecer a NR 12 e sua aplicação.
Conteúdo Programático:

Aspectos Legais e Aplicação

1. Processo de revisão e principais alterações;

2. Conceitos Fundamentais da NR 12;

3.  Apresentação do texto e Anexos;

4. Penalidades e responsabilizações pelo descumprimento da NR 12 e julgados sobre acidentes com máquinas e equipamentos;

5. Articulação da NR 12 com outras NRs e Normas ABNT;

6. Abrangência da NR 12: exemplos de máquinas e equipamentos adequados a NR 12;

7. Glossário: interpretação de termos técnicos mais aplicados;

8. Projeto de implementação da NR 12 na empresa;

9. Sistemas e dispositivos de proteção de máquinas e equipamentos  ;

10. Análise de Riscos (ABNT 12100:2013), Priorização na implementação  HRN (Hazard Rating Number)e Laudos Técnicos.
Coordenação Técnica e Instrutor:

Leandro Botega de Sousa

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, com 28 anos de experiência nas áreas de Engenharia de Processos, Automação, Manutenção, Produção e profundo conhecimento na Gestão da NR12 coordenando implantação de segurança em mais de 380 máquinas, hoje atuando em consultoria e treinamento em segurança e saúde com ênfase na NR12.
Módulo II – Gestão para Implantação e Manutenção

Objetivo:

Fornecer subsídios para a gestão da implantação e manutenção da NR 12, com as etapas, a elaboração do inventário, planos de ação, aspectos relacionados manutenção preventiva e corretiva, ergonomia (tópicos), sistemas e dispositivos de proteção, cases de implementação em diversos setores econômicos e a manutenção do processo, por meio da capacitação, procedimentos e auditoria.

Público Alvo:

Profissionais de segurança do trabalho, engenharia de processos, gestão, compras, qualidade, manutenção, inspeção de máquinas e equipamentos e outros profissionais envolvidos com a implementação da NR 12, projetistas de máquinas e equipamentos.
Conteúdo Programático:

Gestão para Implantação e Manutenção

1. Implantação da NR 12

Etapas para Implantação.

Treinamento NR12 – Conscientização e nivelamento.

Criação do Inventário.

Análise de riscos.

Memorial de descritivo e orçamentos.

Plano de ação de implantação Manuais.

Manutenção Corretiva e Preventiva.

Ergonomia (tópicos).

2.  Sistemas e dispositivos de proteção

Identificação / Construção / Instalação;

Monitoramento dos componentes de segurança;

Dispositivos e interfaces de Segurança.

Categorias de Segurança: Monitoramento de segurança da máquina.

Layout. Estudo de caso – Inspeção para atendimento da nova NR 12.

3. Cases de implementação

Indústria metalmecânica, siderúrgica.

Panificação e confeitaria.

Açougue e mercearia.

Construção civil.

Mineração e outros.

4. Manutenção do processo

Capacitação e reciclagens.

Procedimentos de segurança e trabalho.

Auditoria da NR 12.
Coordenação Técnica e Instrutor:

Roque Puiatti

Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Mestre em Segurança de Processos e Prevenção de Perdas (The University of Sheffield – Inglaterra), Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/RS, coordenador das Comissões Nacionais Temáticas Tripartites das NR 13 e NR 20 e Professor da disciplina de “Prevenção e  Controle de Riscos em Máquinas e Equipamentos”, em cursos de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho.
Informações Gerais:

DATA: 17 e 18 de Outubro de 2014.

HORÁRIO: 8h às 17h

CARGA HORÁRIA: 16 horas/aula.

LOCAL DE REALIZAÇÃO: Sede da NN Eventos – Av. Cristóvão Colombo, 1132- 2º andar – Bairro Floresta Porto Alegre/RS.

INVESTIMENTO:

Módulo I e II