sindicato diz que falta de seguranca em Obra de BH causou morte de operario

Sindicato diz que falta de segurança em obra de BH causou morte de operário

Sindicato diz que falta de seguran�a em obra de BH causou morte de oper�rio

Local não estava de acordo com as Normas

Regulamentadoras 18 e 35 do MTE. Foto: Divulgação
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Belo Horizonte e Região (Sindicato Marreta) aponta diversas irregularidades na obra do bairro Cruzeiro, região Centro-Sul da capital, em que trabalhava Ezio de Almeida, de 35 anos. O operário morreu ao cair do 8º andar de um prédio nessa última quinta-feira (28).

O local não estaria de acordo com as Normas Regulamentadoras 18 e 35 do Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo um dos diretores do Sindicato, Ronaldo Estêvão, o andaime junto à fachada do 8º andar estava aberto e sem fechamento das laterais, sem rodapé e travessão intermediário e superior que aumentam a segurança durante o trabalho. Faltava ainda a “linha de vida” para fixação de trava-quedas do cinto de segurança. Ronaldo também informou que o cinto de segurança era inadequado para o serviço, e que a escada apoiada junto ao andaime era improvisada, feita de madeirite, e pode ter sido a causa do acidente.

Ezio caiu de uma altura de 20 metros e morreu antes mesmo de receber socorro. Ainda segundo o Sindicato, o operário trabalhava para a Integral Engenharia, uma empresa terceirizada pela Construtora Castor. "A Castor, na verdade, é a responsável pelo acidente, porque foi ela quem contratou a Integral", disse Ronaldo.

Ezio era casado e morava em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. O corpo foi enviado na madrugada desta sexta, à custa da Castor, para a cidade de Águas Formosas, no Vale do Jequitinhonha, a pedido dos pais. A empresa ainda teria fretado um ônibus para levar familiares ao sepultamento, conforme informações do Sindicato.

Colaboração :

Luciano Luís de Azeredo