Uma nova visão da Segurança do Trabalho – Canpat 2024

Para assistir, no dia e hora, acesse direto por este link:
Uma nova visão da Segurança do Trabalho – Canpat 2024 (youtube.com)

A Nova Visão de Segurança é um movimento com posto por pesquisadores e estudiosos do campo da segurança no trabalho que busca identificar teorias, práticas e processos que tornem as atividades executadas nos ambientes de trabalho mais próximas da realidade planejada ou esperada. Também são características desta nova visão considerar aspectos como a melhor compreensão das atividades a partir do ponto de vista de quem as executa, metodologias transparentes e inclusivas que permitam a discussão aberta de questões essenciais para a redução de riscos em atividades e tarefas nos ambientes de trabalho, incorporação de elementos e práticas aplicadas em outras áreas do conhecimento – como gestão da qualidade, gestão de projetos, gestão de processos, práticas de engenharia, psicologia e relações humanas, entre outras – na gestão da segurança no trabalho.

De forma integrada e colaborativa, o que se busca na Nova Visão de Segurança é uma gestão mais participativa, inclusiva e que produza resultados melhores e mais consistentes para quem realmente interessa, que são as pessoas que executam as tarefas no ambiente de trabalho.

A coordenação da live será do pesquisador da Fundacentro, José Marçal Jackson Filho, Pesquisador da Fundacentro e Editor-Chefe da RBSO e teremos 03 palestras/aulas especiais para que você possa ver de modo diferente os conceitos de segurança e saúde no trabalho:

Palestra 01: A função segurança em sistemas de produção resilientes, com Tarcisio Abreu Saurin, professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Departamento de Engenharia de Produção e Transportes. Possui Doutorado em Engenharia de Produção, Mestrado em Engenharia Civil e Graduação em Engenharia Civil. Foi professor visitante na University of Salford, Reino Unido e na Macquarie University, Austrália. Suas principais áreas de atuação envolvem a engenharia de resiliência, gestão da segurança no trabalho, modelagem de sistemas sócio-técnicos complexos e sistemas de produção enxuta. Nesses temas, realiza projetos de pesquisa e assessoria junto a empresas, principalmente dos setores de saúde, construção civil e manufatura. Desde 2019 tem estado entre os 2% dos cientistas mais citados na sua área de atuação. Membro do corpo editorial da Safety Science e do comitê executivo da Resilient Health Care Society.

Palestra 02: A contribuição da ergonomia da atividade para a segurança industrial, com Raoni Rocha, Doutor em Ciências Cognitivas e Ergonomia, com ênfase nas Safety Sciences, pela Universidade de Bordeaux, menção “Très Honorable” (máxima), com validação do diploma na Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ. Mestre em Ciências do Trabalho e da Sociedade, ênfase em Ergonomia, pelo Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM-Paris). Especialização em Ergonomia pela UFMG, graduação em Fisioterapia pela PUC-Minas e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Norte do Paraná. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor permanente e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) da UFOP. Editor Associado da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional. Membro da atual Diretoria da Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO (Gestão 2018-2020 e 2020-2022). Experiência com pesquisas na área de ergonomia, saúde do trabalhador, gestão da segurança, confiabilidade humana no trabalho, gestão do conhecimento, análise de acidentes e engenharia de resiliência. Nesses temas, tem participação em projetos de pesquisa nacionais e internacionais no setor de óleo e gás e distribuição de energia elétrica, bem como no estudo do trabalho informal e desenvolvimento de alternativas econômicas com agricultores, entregadores de aplicativo e trabalhadores autônomos. Desenvolve, ainda, projetos na área de educação em Engenharia.

Palestra 03: Fazendo segurança diferente em sistemas complexos, com Paulo Gomes, Paulo Gomes é um líder internacional de segurança do trabalho com 15 anos de experiência atuando nas indústrias de aviação, defesa, mineração, óleo & gás, construção e transporte. Possui pós-graduação em segurança do trabalho pela Edith Cowan University na Austrália, ele também possui certificado e diploma avançado de segurança do trabalho concluídos na Austrália. Ele está cursando o mestrado em Fatores Humanos e Sistemas de Segurança pela Lund University na Suécia. Paulo é um dos pioneiros da Nova Visão de Segurança no Brasil, liderando debates acadêmicos e promovendo eventos entre profissionais, agências reguladoras e pesquisadores da língua portuguesa.

Para emissão de certificado você precisa acessar https://ead.sit.trabalho.gov.br clique no botão “Google” e, se este for o seu primeiro acesso ao site, faça o cadastro – Inscreva-se no evento na página inicial.

Os certificados são emitidos APENAS no dia da transmissão, das 11h30 até as 15h.

Para assistir, no dia e hora, acesse direto por este link:
Uma nova visão da Segurança do Trabalho – Canpat 2024 (youtube.com)

O SINDITESTRS apoia este evento!

Nilson