CATEGORIA APROVA A PAUTA DE REIVINDICACOES

Técnicos (as) de Segurança do Trabalho do Estado do RS

Categoria realiza Assembleia e define Pauta de reivindicações período 2022-2023
Foi nos dias 21 e 22/01, no formato virtual, e teve 170 participantes

Atendendo ao Estatuto da entidade e legislação atinente, o Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do RS – SINDITESTRS (abrangência 496 municípios) e a Federação Nacional da Categoria – FENATEST (abrangência Caxias do Sul), conforme Edital de Convocação publicado na página 8 do jornal Correio do Povo do dia 14/01/2022 e amplamente divulgado nas mídias sociais, realizaram Assembleia Geral Extraordinária para definir a pauta de reivindicações da categoria (veja abaixo) para o período 2022-2023.

A próxima etapa, já no início de fevereiro, será o encaminhamento desta pauta de reivindicações para cerca de 200 sindicatos patronais, visando firmar Convenções Coletivas de Trabalho – CCT na busca do que a categoria entende ser legítimo, especialmente um Salário Normativo, comumente chamado de piso da categoria. CLIQUE AQUI e veja alguns destes sindicatos (visto que aqui listamos apenas os com sede no RS, mas existem outros com sede fora do Estados).

MAS ATENÇÃO: esta é a pauta da categoria, não é direto a definição de “piso da categoria”, pois este, conforme fundamentado e explicitado na Assembleia, precisa ser negociado com cada um dos sindicatos patronais que representam ramos de atividades empresariais que empregam Técnicos (as) de Segurança do Trabalho no Estado (clique AQUI ou AQUI e assista a assembleia transmitida ao vivo).
Também, acompanhe o andamento das atividades daqui pra frente acessando regularmente o nosso site, www.sinditestrs.org.br que é o meio oficial do Sindicato se comunicar com a categoria. No próprio site, bem acima à direita, clicando em “CONTATO”, você pode se comunicar conosco, bem como pelo e-mail sinditestrs@sinditestrs.org.br, fone (51) 3221-7120 ou ainda pelo WhatsApp (51) 9962-99230.

VEJA ABAIXO COMO FOI A VOTAÇÃO

Pode ser uma imagem de texto que diz
Nenhuma descrição de foto disponível.

ASSUNTOS GERAIS – Manifestação dos participantes pelo shat da transmissão e formulário Google Doocs.

Excelente proposta e entendo que é um grande avanço da categoria
Resposta: Obrigado!

Formação e Reciclagem em Direito Sindical dos TST e Plano de Educação em SST para Escolas Públicas, EJA e ONG.
Resposta: Obrigado pelas sugestões, vamos ver se conseguimos gente para ajudar a tocar este assunto!

De acordo com todo o conteúdo
Resposta: Obrigado!

Vale alimentação, auxílio educação. Esse tópicos como fica?
Resposta: Sempre exigiremos que sejam no mínimo de acordo com o que já é praticado para os demais trabalhadores na empresa. Temos CCT firmadas contemplando estes temas, acesse este link e confira: http://www.sinditestrs.org.br/noticias/noticia.php?id=1060

Como fica dissídio com os hospitais filantrópicos?
Resposta: Há CCT firmada e que contempla Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos de 254 municípios, acesse este link e confira: http://www.sinditestrs.org.br/noticias/noticia.php?id=1060

Plano de saúde sem coparticipação. Para pessoas que tem carro ou moto ajuda de custo de combustível conforme local residencial.
Resposta: Sempre serão de acordo com o que já é praticado para os demais trabalhadores na empresa, dificilmente darão este benefício só para nós TSTs, mas vamos INSERIR no rol de reivindicações.

Gostaria muito que houvesse um piso salarial para o setor florestal
Resposta: Estamos em tratativas com sindicato patronal desde fevereiro/2021, tomara que este ano consigamos fechar a negociação.

Incluir os TST's que são regidos pelo regime da CLT mas que trabalham em empresa pública através de concurso prestado.
Resposta: A maior dificuldade é que empresas públicas não tem sindicato patronal com quem se possa firmar uma CCT (exceção: GHC e HCPA). Melhor maneira de tentar alguma coisa é por meio de um Acordo Coletivo de Trabalho – ACT. Faça contato conosco e vamos conversar a respeito.

Inteiramente de acordo com a pauta apresentada nesta assembleia geral extraordinária.
Resposta: Obrigado!

Tenho hoje desconto no meu salário 3 vezes ao ano do sindicato do comércio e de maneira nenhuma eu consegui que esse desconto fosse cancelado. o SINDICATO DO COMÉRCIO SÓ TIRA DINHEIRO DA GENTE.
Resposta: O único desconto que a empresa pode fazer é a mensalidade associativa (se vc é sócio deste Sindicato dos Comerciários), do contrário, este desconto é ilegal. Entre em contato conosco para conversarmos a respeito.

Seria importante termos um conselho para fortalecer a categoria em nosso exercicio da atividades e reivindicações.
Resposta: Seria realmente muito importante, mas estamos muito longe desta realidade, sequer consciência de classe temos. E a prova disso é que dos cerca de 5 mil TSTs que estão empregados hoje no RS (sem falar nos desempregados), 170 assinaram esta lista de participação na Assembleia. E não dá mais para dizer “não ficou sabendo da Assembleia”, pois em cada grupo de WhatsApp que cada um de nós divulgou a chamada com o link para participar de uma das 3 seções da Assembleia e depois para assinar a lista, certamente tem muito mais de 170 Técnicos (as), não é mesmo? Mas não dá parta desistir, CORETEST/CONFETEST é uma luta dos Sindicatos e FENATEST desde 1985, mas é muito difícil que consigamos.

Espero que o Piso seja aprovado
Resposta: Tomara! De nossa parte não pouparemos esforços, assim como fizemos para que hoje tenhamos 22 Salários Normativos definidos. Conforme explicamos na Assembleia (assistam, link acima), além do que já tem, falta mais cerca de 200, mas vamos atrás.

Tem que ser aplicado a todos os sindicatos, pois em alguns anos foi estabelecido apenas para alguns sindicatos e deixando os outros profissionais a mercê.
Resposta: Conforme visto na Assembleia, não existe esta possibilidade, infelizmente. Se determinada CCT não comtempla certo município, não é porque o SINDITESTRS não quer e sim, porque o sindicato patronal que abrange aquele município ainda não quis fechar uma CCT conosco. É assim com todos os ramos empresariais e um exemplo disso é o da construção civil, com quem temos duas CCT firmadas e que contemplam 332 municípios. Os 165 não contemplados é porque os outros 12 sindicatos patronais existentes ainda não assinaram conosco.

Colocar o ramo da alimentação/indústria de arroz e dar mais ênfase na região de Tapes e Camaquã, aqui estamos esquecidos.
Resposta: Estamos tentando negociar com estes ramos empresariais desde 2008 (faz tempo né?) e somente em novembro do ano passado conseguimos fazer a primeira reunião com a assessoria jurídica para iniciar as tratativas negociais. Tomara que este ano consigamos finalmente fechar a primeira CCT com estes ramos empresarias (incluindo frigoríficos).

A única coisa que se deve levar em conta de diferença salarial da categoria é o TS q faz Gestão de SST para o TS q trabalha sem envolvimento com documentos de SST tipo quem fica apenas em mm Paradas de Manutenção.
Resposta: Este assunto é interno de cada empresa, não é tratado em Acordos ou Convenções Coletivas de Trabalho.

Se você ainda não é, seja sócio do seu Sindicato, a mensalidade associativa é R$ 10,00. Acesse o link: http://www.sinditestrs.org.br/cadastro/

Se você É SÓCIO e quer verificar a situação de sua mensalidade associativa, acesse o link: https://sinditestrs.gersin.com.br/consulta e digite seu CPF. Na segunda coluna aparecerá até quando você está em dia (mês/ano). Se aparecer CPF inválido ou na última coluna Em atraso, entre em contato conosco (sinditestrs@sinditestrs.org.br) ou pelo WhatsApp 51 9962-99230 para verificarmos a situação.